Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

A caminho da América

O grupo português You Should Go Ahead (YSGA) foi seleccionado para participar no Festival South By Southwest, a realizar em Austin, Texas (EUA) em Março do próximo ano. O evento, um dos mais importantes do Mundo, no que respeita à música, realiza-se entre os dias 9 e 18 e contará com as actuações de centenas de bandas. Iggy & The Stooges têm presença já garantida.
17 de Dezembro de 2006 às 00:00
O festival nos Estados Unidos marca a estreia dos You Should Go Ahead em palcos estrangeiros
O festival nos Estados Unidos marca a estreia dos You Should Go Ahead em palcos estrangeiros FOTO: d.r.
Seleccionados entre mais de sete mil bandas de todo o Mundo, os YSGA receberam a notícia “com bastante satisfação”, disse ao CM o vocalista Pedro Lourenço, que revelou como se processou a candidatura.
“Quando lançámos o disco, em finais de Maio, mostrámo-lo a uma pessoa ligada à indústria que nos disse que nos deveríamos inscrever. E foi o que fizemos. Aquilo funciona tudo pela internet. Pediram-nos apenas um MP3 com dois ou três temas, biografia e uma foto”, adiantou.
Confirmada a selecção, “uma responsabilidade muito grande”, é que as dificuldades se levantam. “Ficámos muito satisfeitos com a notícia, mas a primeira reacção foi: ‘e agora vamos ter de arranjar dinheiro para lá ir’”, acrescentou Pedro Lourenço, segundo o qual a editora (Chiado Records) está, desde já, a tentar também arranjar forma de suportar as despesas. A presença em Austin, porém, é inquestionável. “Vamos estar lá de certeza, nem que tenhamos de ir a nado”, sublinhou entre risos.
Com uma sonoridade pop-rock e canções bastante apelativa (caso de ‘Wake Up Song’ e ‘Like When I Was Seventeen’) e expressando-se em inglês, os YSGA querem deixar uma boa impressão no festival e vão “começar a trabalhar de forma mais concentrada e eliminar os pontos fracos. Queremos que esteja tudo a cem por cento”, adiantou o vocalista.
Naquela que será a primeira apresentação fora de Portugal, em Austin, o quarteto de Lisboa vai tocar cerca de 40 minutos, que pretendem rentabilizar da melhor maneira: “Vamos apresentar também dois ou três temas novos, ainda em fase de pré-produção”, disse.
Quanto a expectativas, “o que pode acontecer é nada... e isso é o que não queremos”, sublinhou.
O QUE É O 'SOUTH BY SOUTHEST'
Fundado em 1987, o ‘South by Southwest’ é um festival interactivo de música e cinema, que aposta em especial nas ‘novas tendências’. Referência incontornável da indústria, que ali faz deslocar os seus ‘olheiros’, o evento oferece também dezenas de conferências e ‘workshops’ ministrados por músicos.
Em 2007 está já confirmada a presença de Pete Townshend (The Who) e Ricky Lee Jones. Verdadeira montra de talentos – por onde já passaram, por exemplo, os portugueses The Gift –, o festival possui 50 palcos por onde desfilam mais de um milhar de bandas de todos os géneros e continentes. Apesar da presença de consagrados, o festival é, sobretudo, uma oportunidade para impressionar. Foi o que aconteceu, por exemplo, com os Franz Ferdinand ou Arctic Monkeys, que ali ‘carimbaram’ o salto para o estrelato.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)