Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

A-ha terminam 25 anos depois

Os A-ha anunciaram ontem, ao fim de 25 anos de carreira, que vão acabar. A banda norueguesa que marcou a década de 80 com os sucessos ‘Take on Me’ e ‘The Sun Always Shines on TV’ despede-se, definitivamente, do público num concerto que se realizará em Oslo, na Noruega, a 4 de Dezembro.
16 de Outubro de 2009 às 00:30
‘Take on Me’ era um dos temas do disco ‘Hunting High and Low’, o maior sucesso dos escandinavos ao longo de toda a sua carreira
‘Take on Me’ era um dos temas do disco ‘Hunting High and Low’, o maior sucesso dos escandinavos ao longo de toda a sua carreira FOTO: D.R.

Morten Harket, Paul Waaktaar-Savoy e Magne Furuholmen,  membros do grupo, admitem que o seu futuro será dedicado “a outros aspectos da vida, como causas humanitárias ou actividade política”.

Com as canções ‘Take on Me’ e ‘The Sun Always Shines on TV’ do seu primeiro álbum ‘Hunting High and Low’ (1985), a banda alcançou o número um de vários tops mundiais e conseguiu, em 1991, juntar no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, 196 mil fãs que pagaram para os ver.

Após o fracasso de ‘Memorial Beach’ (1993), os a-ha voltaram a brilhar em 1998, no concerto do prémio Nobel da Paz. Durante este período tanto Harket como Paul Waaktaar-Savoy editaram álbuns a solo e, de acordo com o grupo, “abandonam os palcos como banda  e não como cantores a solo”.

O fim dos a-ha acontece meses após o lançamento de ‘Foot of the Mountain’, último disco da banda.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)