Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

A HERANÇA DE LEONARDO DA VINCI

As extraordinárias máquinas de Leonardo da Vinci, algumas construídas na sua época, outras desenvolvidas séculos mais tarde ou que estiveram na base da tecnologia da nossa época, estão expostas até 3 de Novembro, no Palácio Nacional de Sintra.
12 de Julho de 2003 às 00:00
 Transformador de movimento contínuo a alternado
Transformador de movimento contínuo a alternado FOTO: marta vitorino
Esta mostra itinerante, intitulada "As Máquinas de Leonardo", reúne reproduções, em tamanho real, que reflectem "o génio, as investigações e os desenhos do grande homem do Renascimento", disse ao CM o vereador Joaquim Cardoso Martins, da Câmara de Sintra que, em parceria com a empresa espanhola Iniciativas y Exposiciones, SA, promove a mostra.
"A exposição aborda diversas actividades de Leonardo: a de engenheiro, arquitecto e pintor", explicou o vereador, acrescentando que a escolha do Palácio de Sintra ficou a dever-se ao facto de uma das sua alas ter sido remodelada por D. Manuel I, contemporâneo de Da Vinci.
Pela primeira vez é exposta uma bicicleta, igual às de hoje, excepto no tocante ao volante, que é fixo. O seu desenho é atribuído a um aluno do famoso pintor.
Leonardo imaginou todo o tipo de máquinas, mas enquanto algumas foram usadas na sua época outras não tiveram qualquer função prática. É que Leonardo não costumava analisar cientificamente os seus projectos antes de os levar à prática, facto que o conduziu a fracassos, especialmente no domínio do voo.
A mostra inclui ainda painéis com os textos e desenhos científicos que estiveram na base destas máquinas e de outros projectos.
Da Vinci é considerado um dos criadores da hidrodinâmica e o percursor da engenharia moderna. A sua capacidade de observação, espírito curioso e prático, contínua experimentação e originalidade são traços da personalidade de um homem que soube adiantar-se ao seu tempo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)