Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

“A indústria bateu no fundo”

New Max (nome artístico de Tiago Novo), músico dos Expensive Soul, estreou-se a solo com ‘Phala Solo’ e oferece-o na internet, em www.phalasolo.com. Em apenas três semanas, New Max conta já mais de 55 mil downloads.
8 de Fevereiro de 2009 às 00:30
Músico dos Expensive Soul estreia-se a solo com ‘Phala Solo’
Músico dos Expensive Soul estreia-se a solo com ‘Phala Solo’ FOTO: direitos reservados

"A indústria está a decair, bateu no fundo", justificou. E prosseguiu: "A venda de discos nunca foi rentável para nós (músicos) e cheguei a pensar em disponibilizar o disco noutras plataformas, como o iTunes, mas eles privilegiam mais os artistas internacionais. Mesmo o Usher, que foi quem vendeu mais em 2008, não passou de nove mil, e isso não é nada." Daí a opção em oferecer o disco. "A única forma que tinha de fazer chegar as músicas às pessoas era oferecer-lhes os downloads. Se não os podes vencer junta-te a eles", acrescentou. "Assim, não me roubam a música, sou eu que a ofereço."

Mais do que uma jogada promocional, New Max defende que a sua iniciativa "é o futuro" face à queda nas vendas de CD. "Não ganho nada ao oferecer a música, mas rentabilizo de outro modo, com patrocínios, concertos, merchandising", disse.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)