Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

“A morte da Marta aproximou-nos mais”

Sete de Junho de 2007. No aeroporto de Lisboa, os Xutos preparam-se para embarcar para o Canadá, onde tinham concerto integrado nas comemorações do Dia de Portugal. Num ápice, a boa disposição perde-se. Marta Ferreira (44 anos), irmã de Kalu e manager do grupo, morrera ali mesmo. A viagem foi cancelada e os Xutos ficam como que órfãos.
11 de Janeiro de 2009 às 00:30
“A morte da Marta aproximou-nos mais”
“A morte da Marta aproximou-nos mais” FOTO: direitos reservados

"Foi muito esquisito. Ficámos todos atarantados", recorda o irmão Kabeca, hoje manager dos Xutos, "porque já estava na estrutura e nunca se pensou em substitui-la".

Marta liderava os destinos dos Xutos desde o início dos anos 90 e era muito mais do que a manager. "Ela era um pouco a nossa outra mãe, a mãe dos Xutos. Era querida de todos, não só dos músicos, mas da equipa técnica, roadies... íamos lá todos chorar. A primeira coisa que fazíamos pela manhã era ligar à Marta", lembrou. Lidar com tão trágica perda não foi fácil: "A única coisa em que conseguimos falar, dois ou três dias depois, foi que tínhamos mais um concerto e se o íamos fazer ou não. E fizemo-lo, não me lembro onde, mas fizemo-lo. Custou imenso, mas tínhamos a certeza de que era isso que ela queria".

Segundo Kabeca, "a Marta deixou a sua marca na cena musical portuguesa" e os Xutos fazem questão de honrar o modo como fazia as coisas à sua maneira. "Há aspectos que ela deixou, modos de fazer as coisas e ideias. Vamos fazer um estádio porque era uma ideia dela. E é no Restelo (em Setembro), porque era esse estádio que ela queria". E acrescentou: "Sem a Marta não é mesma coisa. Ela era um conforto que hoje não temos. A morte dela aproximou-nos mais, mas falta-nos sempre a Marta".

COMENTÁRIO

GIMBA, MÚSICO

"Eu sou o senhor Chutos & Pontapés. Eu fazia parte do grupo de gente quando a banda nasceu, no Outono de 1977, os Beijinhos e Parabéns. Mas era um nome foleiro e eu disse: ‘Porque não Chutos e Pontapés, mas com ch. Só depois disso é que o Zé Pedro pôs o anúncio no jornal".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)