Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

“A Natalie dança em 90% do filme”

Darren Aronofsky, nomeado para o Óscar de Melhor Realizador, fala ao CM sobre o seu mais recente trabalho, 'Cisne Negro'.
8 de Fevereiro de 2011 às 13:24
Filme, cinema, darren aronofsly, cisne negro, natalie portman
Filme, cinema, darren aronofsly, cisne negro, natalie portman FOTO: Getty Images

Correio da Manhã - É verdade que começou a falar com a Natalie Portman [nomeada para o Óscar de Melhor Actriz] sobre este projecto há quase dez anos?

Darren Aronofsky - Sim, sim... Foi um longo namoro... (risos)

- Como sabia na altura que poderia assegurar a espantosa performance que vemos agora?

- Não sabia. Até um mês antes da rodagem ainda estava nervoso. Sejamos honestos, é um desafio enorme. Só sabemos quando começamos o trabalho a sério. Neste caso, não era só o desafio psicológico. É que ela tinha de encarnar o Cisne Branco e o Cisne Negro; era também o aspecto físico.

- Foi complicado fazê-la chegar a este nível de forma?

- Estas bailarinas começam as treinar aos quatro anos, quando o seu corpo é mais elástico. Foi um enorme desafio levar a Natalie a treinar cinco horas por dia, todos os dias. Isto para se aproximar ao que estas bailarinas conseguem fazer. Durante todo esse período, estava apenas receoso que algum realizador fizesse revelar esta sua maturidade antes de mim.

- Depois de Mickey Rourke, com a luta, e agora Natalie Portman, com a dança, parece que começa a ser uma especialidade sua exigir aos actores que tenham uma qualidade física específica...

- Uma das coisas que procuro no cinema são grandes performances. Gosto de ver actores darem o seu limite. Gosto de lhes proporcionar esse desafio. É por essa razão que procuro actores que estejam preparados para isso.

Como se lembrou de Mila Kunis?

- Eu tinha visto o filme ‘Um Belo Par de... Patins' (2008) e lembro-me de ficar pasmado com ela. É divertida e muito sexy. Muito bonita. Estava na minha mente até que a Natalie referiu a sua amiga Mila Kunis. Foi fácil.

- Até que ponto a própria Natalie contribuiu com a sua densidade psicológica, tendo em conta que ela tem um diploma em psicologia?

- Acho que trouxe ela própria. O corpo e a mente. E as emoções. Eu não dito o que ela faz; é ela quem me faz as sugestões.

- Chegou a usar bailarinas profissionais para o papel da Natalie?

- A Natalie fez a maior parte da dança. Ela dança em 90% do filme. É simplesmente fantástica. Acho mesmo que nenhuma bailarina poderia fazer aquilo que ela fez.

PERFIL

Darren Aronofsly nasceu em Nova Iorque a 12 de Fevereiro de 1969 e cedo despertou para as artes. Estreou-se com ‘Pi' (1998), mas seria com ‘A Vida é Um Sonho' (2000) a levá-lo à fama internacional. Em ‘Wrestler' (2008) deu vida nova a Mickey Rourke, entretanto nomeado para um Óscar. O marido de Rachel Weisz prepara-se para filmar ‘Wolverine' (2011), com Hugh Jackman.

Filme cinema darren aronofsly cisne negro natalie portman
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)