Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

A noite do mestre na praça de touros

Aos 86 anos, David Ribeiro Telles entrou na arena para dar o primeiro ferro ao seu filho.
10 de Outubro de 2013 às 08:24
Mestre David Telles entregou o primeiro ferro da noite ao seu filho
Mestre David Telles entregou o primeiro ferro da noite ao seu filho FOTO: João Dinis/A-Gosto.com

A praça Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, viveu na terça-feira uma corrida plena de emoções na comemoração dos 30 anos de alternativa de António Ribeiro Telles.

Arrancou com a extraordinária ovação ao mestre David Ribeiro Telles, quando aos 86 anos entrou na arena para entregar ao filho o primeiro ferro da noite. Seguiram-se lides a duo na ferragem curta entre António Telles e os sobrinhos Manuel Telles Bastos e João Telles. E culminou com a apoteótica saída de António aos ombros dos familiares.

O cavaleiro lidou no seu estilo clássico, sem ‘cambiadas’, bregou a contento, cravou excelentes ferros e rematou com mestria. Os toiros das ganadarias Victorino Martin, Murteira Grave, Ribeiro Telles, Pinto Barreiros, Vale de Sorraia e Passanha proporcionaram excelentes lides, sendo de destacar o ‘grave’ e o ‘passanha’. As pegas estiveram a cargo do grupo de Vila Franca de Xira, sendo caras Ricardo Castelo, Bruno Casquinha, Pedro Castelo, Rui Godinho, Ricardo Patusco e Márcio Francisco, com a melhor pega da noite.

A corrida, dirigida por Pedro Reinhardt, ficará, por certo, na história da praça e da nossa tauromaquia. Os campinos João Inácio e Mário Oliveira recolheram os toiros.

tauromaquia touros David Ribeiro Telles Vila Franca
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)