Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

A noite mais feliz de José Lupi

José Samuel Lupi teve um decisivo papel na tauromaquia portuguesa a cavalo no estrangeiro.
7 de Maio de 2008 às 00:30
A noite mais feliz de José Lupi
A noite mais feliz de José Lupi FOTO: d.r.

O cavaleiro José Samuel Lupi tem nos seus cabelos brancos o sinal das muitas décadas de vida. Retirado há vários anos, pode orgulhar-se da vasta obra que assinou. Engenheiro, cavaleiro tauromáquico, ganadeiro, coudeleiro e pai zeloso, de dar liberdade em nome da responsabilidade, atento e educado, aficionado de corpo inteiro à festa de toiros e à própria Vida. Com todo o respeito por quem chegou e foi primeiro além--fronteiras, casos de João Branco Núncio, Simão da Veiga Jr. e Dom Francisco de Mascarenhas. José Lupi teve um decisivo papel na tauromaquia portuguesa a cavalo no estrangeiro.

Foi ele quem abriu a porta à implementação da lide a cavalo em Espanha e França. Peraltas e Domecq pontificavam, mas eram o aperitivo... Quando a eles se juntou o lusitano Lupi, o ‘Quarteto da Apoteose’ começou a conquistar um espaço totalmente diferente. As grandes feiras taurinas de Espanha, França (e até para lá do Atlântico) começaram a incluir a ‘Corrida de Rejoneo’, mais tarde dando sitio também a cavaleiros e forcados, sobretudo nas arenas francesas. José Lupi abriu essa porta. João Moura e Pablo Hermoso de Mendoza, entre outros, souberam entrar e aproveitar. E todos recordarão com respeito José Samuel Lupi!

Amanhã, no Campo Pequeno, este veterano senhor dos redondéis há-de sentir-se o homem mais feliz do mundo! A seu lado, figuras de ontem e de hoje partilhando as emoções da Alternativa de Cavaleiro de seu filho, Manuel Lupi, jovem que se destacou desde a primeira hora.

JOAQUIM ALVES, ganadeiro, viu um toiro seu, de ferro Pinto Barreiros, ganhar em apresentação e comportamento os dois troféus em disputa. Foi Domingo em Vila F. de Xira.

RUI FERNANDES volta amanhã ao Campo Pequeno, após memorável temporada no México, onde elevou bem alto o nome de Portugal, com inúmeras saídas em ombros. Merece ser recebido com ovação especial!

 

Ver comentários