Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

A política depois da polémica

A Croisette acordou ontem sob o efeito de ressaca do ‘Código Da Vinci’. Não só pela controvérsia provocada pelo filme como também porque muitos recuperavam ainda da concorrida festa realizada na reprodução da pirâmide do Louvre instalada junto à marina e que juntou centenas de convivas e muito, muito ‘glamour’.
19 de Maio de 2006 às 00:00
O realizador britânico Ken Loach inaugurou a competição
O realizador britânico Ken Loach inaugurou a competição FOTO: Christophe Karaba, Epa
A selecção oficial competitiva arrancou, todavia, alheia à polémica mas sob uma bandeira de retrospectiva política. Com um filme coerente, o britânico Ken Loach evoca em ‘The Wind That Shakes The Barley’ o início da reacção irlandesa e republicana ao domínio da coroa britânica, no início dos anos 20, mas também à sua própria clivagem interna. No entanto, apesar da proximidade do registo à realidade, o esforço não é suficiente para o incluir do lote dos seus melhores trabalhos. Em todo o caso, mérito para a prestação de Cillian Murphy (nomeado para um Globo de Ouro em ‘Breakfast on Pluto’), no papel do médico Damien.
Da China chegou a aventura erótica de ‘Summer Palace’, de Lou Ye, descrevendo o romance inspirado de dois jovens no período de agitação política e social de 1989 que eclodiu na Praça de Tianamen.
À MARGEM
ESTRELAS DESFILAM
É natural que nos cruzemos com elas na rua, conferências entrevistas ou, simplesmente, nos hotéis. Foi o que aconteceu com Vincent Cassel (marido de Monica Bellucci, membro no júri), mas também com Juliette Binoche, Elijah Wood, Ludivine Saigner ou Catalina Sandino Moreno, estes presentes para mostrar o filme ‘Paris Je T’aime’.
OS OUTROS ‘DA VINCI’
Não deixa de ser curioso assinalar duas produções que se ‘colam’ ao fenómeno ‘Da Vinci’. São elas: ‘The Da Vinci Treasure’ e ‘Stealing the Mona Lisa’, objectos de ficção que apareceram no mercado em Cannes aproveitando a estreia do filme de Ron Howard.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)