Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

A Reforma Agrária analisada em filme

‘Linha Vermelha’, já em cartaz, arranca coxo e sem força e, quem não conhecer o tema, desinteressa-se rapidamente. Mas se o espectador se deixar ir poderá aprender mais sobre Portugal e sobre Torre Bela, símbolo da revolução de Abril e da reforma agrária, voz ao povo ou… talvez não tanto.
16 de Abril de 2012 às 01:00
'Linha Vermelha' faz-nos reflectir sobre um período histórico importante, muito recente na história do nosso país
'Linha Vermelha' faz-nos reflectir sobre um período histórico importante, muito recente na história do nosso país FOTO: D.R.

É esta a questão levantada, de forma pertinente, pelo novo documentário de José Filipe Costa que regressa a 1975 e à ocupação daquela herdade dos Duques de Lafões, no Ribatejo. Será o documentário um ‘mero' retrato da realidade ou pode influenciá-la?

A partir de um outro documentário - ‘Torre Bela, Portugal, 1975', de Thomas Harlan -, o exercício de análise envolve o espectador: até onde foi Harlan fiel aos acontecimentos ou, empolgado pela necessidade dramática, terá ele ficcionado um pouco os factos, dirigindo os protagonistas como se fossem actores?

‘Linha Vermelha', vencedor do prémio de Melhor Filme Português no último IndieLisboa, está recheado de questões e inquietações. E entretém. Ainda que seja para poucos...

Cultura Cinema 'Linha Vermelha' reforma agrária 'Torre Bela Portugal 1975' Thomas Harlan José Filipe Costa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)