Exibidor que explora a sala referiu que estão a ser pedidos orçamentos para a remodelação, mas não sabe quando reabrirá e se acolherá filmes ou outra atividade.
1 / 2
A sala de cinema Melius Beja, a única de exibição comercial em todo este distrito alentejano, está fechada para remodelação, sem data de reabertura e com o exibidor a manifestar-se desanimado com o negócio, como contou à agência Lusa.
A sala de cinema encerrou a 01 de agosto, depois de uma ação de fiscalização pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), e a remodelação implica, pelo menos, renovação do piso, de cerca de 200 cadeiras e do sistema de alarme.
Em declarações à Lusa, Mário Barradas, o exibidor que explora aquela sala de cinema, disse que estão a ser pedidos orçamentos para a remodelação, mas não sabe quando reabrirá e se acolherá filmes ou outra atividade.
"As coisas são todas muito caras, uma pessoa fica desanimada e mete as mãos à cabeça", lamentou.
Fonte da IGAC explicou à Lusa que na inspeção periódica foram identificados "aspetos que importa corrigir e melhorar" e que a sala de cinema, de propriedade privada, fica encerrada ao público "até ao efetivo suprimento das deficiências e inconformidades identificadas" e depois de nova vistoria.
Mário Barradas disse que a sala de cinema é propriedade do Hotel Melius, com o qual tem ainda um contrato de exploração cinematográfica para os próximos sete anos.
A agência Lusa pediu esclarecimentos, a 27 de agosto, à administração do Hotel Melius, nomeadamente sobre prazos e tipo de intervenção prevista e quais os planos futuros de exploração do espaço, mas não obteve resposta.
De acordo com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), que produz informação estatística a partir dos dados de bilheteira e audiência que recebe dos exibidores, no distrito de Beja há apenas uma sala de cinema de exibição regular assegurada por privados, neste caso o Melius Beja.
Em 2024, esta sala de cinema teve apenas 629 espectadores em 47 sessões de cinema e o filme mais visto foi "Mufasa: O Rei Leão", com 263 entradas.
Este ano, com dados do ICA contabilizados até 01 de setembro, o Melius Beja reportou 1.529 espectadores e 170 sessões, com "Um Filme Minecraft" a liderar as preferências dos habitantes da cidade (155 entradas).
"O cinema como está, está morto. Tirando três ou quatro filmes por ano, o 'Avatar' e os desenhos animados, de resto não vai ninguém. O cinema português tem meia dúzia de pessoas, mas isso não fatura. O que fatura é o americano e meia dúzia de filmes", disse Mário Barradas.
Tendo em conta os dados do ICA, com o encerramento do Melius Beja, a exibição de cinema na capital de distrito é assegurada apenas pelo Teatro Municipal Pax Julia, de gestão autárquica, e cuja programação inclui também teatro e música.
Em 2024, as 27 sessões de cinema programadas neste cineteatro municipal somaram 1.411 espectadores. Este ano, até agosto, foram 14 sessões com 1.519 espectadores.
Dos 14 concelhos que compõem este distrito do Baixo Alentejo, apenas oito reportaram dados informatizados de bilheteira em 2025 ao ICA - Almodôvar, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira e Ourique -, o que significa que pode ter havido exibição de cinema noutros concelhos, mas sem envio de informação ao Instituto do Cinema e do Audiovisual.
Entre janeiro e agosto deste ano, 12.852 espectadores viram cinema em auditórios e centros culturais de gestão municipal naqueles oito concelhos de Beja.
O distrito de Beja tem um dos mais baixos índices de idas ao cinema do país.
Em 2024, o distrito somou 11.920 espectadores, o que representou um rácio de 0,1 admissões por habitante, e cerca de 30.800 euros de receita de bilheteira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.