Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Agostinho da Silva “era um renascentista”

No dia em que se assinala o 15º aniversário do seu desaparecimento, o filósofo Agostinho da Silva é invocado pelo neto João Rodrigo Mattos, nascido no Brasil, que o visitou em Lisboa, em 1993, e que guarda dessa visita uma recordação viva. "Ele impressionou-me muito. Tenho a recordação de estar na frente de um jovem de 87 anos", relata o descendente.

3 de Abril de 2009 às 00:30
Independente e inconformista, Agostinho da Silva era admirado pelos jovens
Independente e inconformista, Agostinho da Silva era admirado pelos jovens FOTO: D.R.

"Ele parecia até mais novo do que eu, que tinha então 19 anos", disse ainda ao CM o cineasta luso-brasileiro, que em 2000 voltou a Lisboa para realizar um documentário sobre o avô. "O meu avô era um renascentista, um homem múltiplo, que não se impunha as limitações que muitas vezes colocamos a nós próprios", acrescentou.

Exibido em 2006 pela RTP, o documentário ‘Agostinho da Silva, Um Pensamento Livre’ foi ainda visto em Espanha, França e Bélgica. Novas exibições têm-se sucedido este ano na América Latina. "O filme passou a semana passada na Argentina e no Festival Internacional de Cinema em Salvador, na Bahia", disse. Dentro de duas semanas será a vez de Fortaleza, no Ceará.

Entretanto, hoje (10h00-19h00), na Faculdade de Letras de Lisboa, Adriano Moreira participa, entre outros, no colóquio ‘O Legado de Agostinho da Silva: Quinze Anos Após a Sua Morte’. Em declaração ao CM, o conferencista Renato Epifânio sublinhou que "qualquer povo só terá real futuro na medida em que desenvolva uma autoconsciência colectiva." E foi "precisamente essa consciência – não apenas portuguesa, mas também, sobretudo, lusófona – o legado maior de Agostinho da Silva".

SAIBA MAIS

FUGA E VOLTA

Preso pela polícia de Salazar em 1943, Agostinho da Silva sai do País no ano seguinte e, em 1947, fixa-se no Brasil. Em 1969, com Marcelo Caetano, regressa.

59

Número de volumes publicados desde 1929 com textos do filósofo. São estudos clássicos, biografias, ensaios e obras de pedagogia.

EM DISCO

Os Blasted Mechanism prestam homenagem a Agostinho da Silva, no seu novo disco. No tema ‘Star to Move’, é possível escutar pensamentos do filósofo.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)