Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Alentejo: Semana Gastronómica do Porco

Mais de 150 restaurantes do Alentejo vão participar numa Semana Gastronómica do Porco, a decorrer a partir de terça-feira e até dia 29 de Fevereiro em toda a região, anunciou este sábado a Turismo do Alentejo.

18 de Fevereiro de 2012 às 10:35
Iniciativa começa dia 29 de Fevereiro
Iniciativa começa dia 29 de Fevereiro FOTO: Miguel Melo

A iniciativa dedicada à carne de porco é a primeira de um ciclo de semanas gastronómicas que a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo vai levar a cabo este ano na região.

"Nós queremos preservar a gastronomia e tudo o que seja valorizar os nossos produtos endógenos e o porco alentejano é, claramente, uma base importante da cozinha regional", justificou o presidente da ERT do Alentejo, António Ceia da Silva.

Para o responsável, a iniciativa constitui, já à partida, um "sucesso", pelo número de restaurantes que aderiram. "Queremos interagir com a restauração e ao estarem envolvidos mais de 150 restaurantes nesta iniciativa demonstra que existe uma ligação", sublinhou.

Ceia da Silva adiantou que a Turismo do Alentejo vai desenvolver ao longo do ano um conjunto de semanas gastronómicas, exclusivamente dedicadas, além do porco, ao borrego, tomate e gaspachos, ervas aromáticas e caça.

O responsável manifestou a convicção de que este conjunto de iniciativas vai ser um "sucesso", uma vez que a gastronomia e os vinhos constituem a "segunda motivação" de visita dos turistas à região do Alentejo, logo após a monumentalidade.

Gastronomia Porco ComidaTurismo do AlentejoCarne Restaurantes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)