Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Cante: Alentejo festeja património

Comitiva portuguesa chegou ontem de Paris e foi recebida no aeroporto por vários grupos de cante.
28 de Novembro de 2014 às 08:12
Crianças de Beja fazem homenagem ao cante alentejano

Em Serpa, a notícia de elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade foi recebida entre aplausos e lágrimas. "As palavras são poucas para descrever o que sinto. Foi um processo longo mas tranquilo porque nós merecíamos", desabafou ao CM Isabel Estevens. A vereadora da Cultura na Câmara de Serpa disse que esta distinção é o reconhecimento do trabalho feito pelos grupos corais e agentes regionais na valorização do cante e não tem dúvidas de que "vai estimular o aparecimento de mais grupos, sobretudo de jovens."

Mariana Cristina, porta-voz do Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias, recebeu a notícia com "muita emoção e orgulho". Com os olhos ainda em lágrimas, a cantadeira tem consciência de que os grupos corais vão passar a ter mais responsabilidade. "Muita gente tem encarado o cante com alguma leviandade. Isso vai ter que mudar. Tem de haver mais respeito pelo cante!"

Maria Rita, de 67 anos, canta à alentejana desde os cinco. No berço já era embalada pelas modas que os pais e os avós lhe cantavam. Quando foi conhecida a tão esperada decisão, a emoção foi tanta que não conseguiu festejar. "Tive primeiro que enxugar as lágrimas", diz, emocionada.

"Nunca cantei em nenhum grupo coral, mas a coisa de que mais gosto é de cantar à alentejana. Isto não se aprende, nasce connosco", diz João Arruda, serpense de 62 anos. "Este prémio não é só dos alentejanos, é do País inteiro", acrescentou.

À noite, grupos corais do Barreiro, Seixal, Almada, Damaia, Amadora e Sacavém reuniram-se no aeroporto de Lisboa para receber a comitiva portuguesa que regressava de Paris. À emoção do momento juntou-se, como é óbvio, o som do cante alentejano.

Crianças em homenagem

Para comemorar este reconhecimento, mais de 400 crianças da Escola Mário Beirão, em Beja, cantaram a moda "Castelo de Beja". Assista, em baixo, ao vídeo publicado pelo Diário do Alentejo na sua página do Facebook.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)