Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Alexandra Lencastre leva prémio no FESTRÓIA

Sinto que tenho sido ‘um bom soldado’, que tenho trabalhado ao longo de 28 anos”, disse a actriz Alexandra Lencastre ao receber o prémio de carreira na 28ª edição do FESTRÓIA — Festival Internacional de Cinema de Setúbal, que encerrou este domingo, no renovado Fórum Luísa Todi, e que foi dedicado ao cinema produzido na Croácia.
1 de Outubro de 2012 às 01:00
A actriz Alexandra Lencastre exibe, feliz, o prémio de carreira que lhe foi atribuído na 28ª edição do FESTRÓIA
A actriz Alexandra Lencastre exibe, feliz, o prémio de carreira que lhe foi atribuído na 28ª edição do FESTRÓIA FOTO: Carlos Santos

Na distribuição de prémios, o júri internacional – onde pontuavam os nomes dos actores Dalila Carmo e Miguel Assis, do escritor Fernando Dacosta, da jornalista Maria João Costa e do sacerdote Daniel Nascimento – o galardão principal, o Golfinho de Ouro, foi atribuído a um realizador sérvio. Trata-se de Srdjan Dragojevic, de 49 anos, que aborda, em ‘Parada’, os direitos dos homossexuais.

O filme, que aquando da estreia levou 350 mil pessoas aos cinemas sérvios só nas primeiras semanas, conta as peripécias de um grupo de activistas que pretende organizar uma parada gay nas ruas da Sérvia. Isto depois da tentativa – falhada – de uma edição anterior, em 2001, que descambou em violência provocada por grupos de extrema-direita.

A distinção de ‘Parada’ foi, de resto, unânime: o público também o considerou o melhor.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)