Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Algarpex em Castro Marim

A exposição está patente até dia 12, podendo ser visitada entre as 10h e as 18h.
J. Pires Santos 5 de Julho de 2015 às 18:59
Selo personalizado comemorativo da’Algarpex-2015’ que reproduz as Salinas de Castro Marim, quadro da pintora Hélène de Beauvoir
Selo personalizado comemorativo da’Algarpex-2015’ que reproduz as Salinas de Castro Marim, quadro da pintora Hélène de Beauvoir FOTO: D.R.

Está patente na Casa do Sal, Castro Marim, a Exposição Filatélica do Algarve, designada por ‘Algarpex 2015’. Neste evento não competitivo estão presentes sessenta participações dos mais diversos ramos da filatelia, que ocupam cerca de uma centena de expositores, onde podem ser apreciadas coleções de excelente nível.

A exposição está patente até dia 12, podendo ser visitada entre as 10h e as 18h. A 11 de julho terá lugar uma feira do colecionismo e no dia de encerramento será utilizado um carimbo comemorativo concedido pelos Correios de Portugal que vai obliterar o selo personalizado alusivo do evento, sendo as peças dedicadas à temática das salinas. O carimbo reproduz um salineiro na sua faina de recolha do sal. Por sua vez, o selo personalizado reproduz um quadro das salinas de Castro Marim da autoria de Hélène de Beauvoir.

Depois do encerramento da Feira de Colecionismo terá lugar o almoço de confraternização onde serão entregues aos participantes os diplomas e lembranças do certame filatélico.  

Foi ainda editado um excelente catálogo da exposição inclui um interessante texto com o título ‘O Correio em Castro Marim’ de Francisco Matoso Galveias.

O Algarpex, organizada pela seção de colecionismo dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim, teve a sua primeira edição em 2010 e resulta de um protocolo assinado entre as coletividades filatélicas existentes no Algarve e o Circulo Filatélico y Numismático de Huelva. Este acordo tem como principal objetivo a participação e troca de experiências filatélicas entre filatelistas do Algarve e da Andaluzia num certame filatélico anual a realizar alternadamente em cada uma das províncias de Portugal e Espanha.

Algarpex filatelia Castro Marim colecionismo exposição
Ver comentários