page view

Almada prepara 33ª festa teatral

De 4 a 18 de julho, a cidade enche-se de teatro e música.

18 de junho de 2016 às 11:35

Falta pouco mais de duas semanas para o arranque do 33º Festival de Teatro de Almada, que ao longo de quinze dias – de 4 a 18 de julho – se propõe apresentar 29 espetáculos de sala, seis de rua, exposições, colóquios e workshops.No que toca a concertos, eles serão muitos e variados. De Jorge Palma a Luiz Caracol, de Hélder Moutinho a Manuel João Vieira, pois "importante é a diversidade", como explica o diretor artístico da festa – e diretor da Companhia de Teatro de Almada – Rodrigo Francisco.

Com um orçamento de 793 mil euros, os custos do evento são repartidos por três entidades: 257 mil representam investimento camarário; 178 mil são apoio do Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes; e 358 mil euros "fruto de parcerias e receitas próprias do festival". E por falar em parcerias, há quatro espaços lisboetas a acolher propostas de Almada: Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural de Belém, Teatro da Trindade e Teatro Taborda.

Com a pintora Graça Morais a assinar a imagem do cartaz desta edição, a figura homenageada (e convidada a proferir conferências no âmbito da iniciativa ‘O Sentido dos Mestres’) é o encenador Ricardo Pais.

O programa abre a 4 com um concerto da Orquestra Gulbenkian e encerra a 18 com Flamenco. Pelo meio há peças de autores como Ibsen, Pasolini, Gil Vicente, Ionesco, Brecht, Albert Cossery, Tchekov, William Shakespeare e Marius von Mayenburg. Há quatro estreias a assinalar e um ciclo dedicado a jovens criadores italianos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8