Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Almendralejo assinala Dia de Portugal taurino

O próximo fim-de-semana, em Almendralejo (Espanha), ali próximo de Badajoz, vai dedicar especial atenção aos portugueses, sobretudo no do-mingo, considerado ‘Dia de Portugal’ taurino.
16 de Março de 2005 às 00:00
No sábado, começam as populares Festas da Azeitona e do Vinho, certame de largo impacto na região, onde vários intercâmbios comerciais e culturais têm lugar entre espanhóis e portugueses.
A Tauromaquia está presente. No sábado, seis toiros de Bernardino Píriz (procedência lusitana e antiga de Alberto Cunhal Patrício, ganadeiro já falecido que deixou obra e prestígio internacional). Para lidá-los, os ‘diestros’ espanhóis ‘Finito de Córdoba’, ‘El Cordobés’ e ‘E Fundi’: três matadores, três estilos.
No domingo de manhã, lides a cavalo, com cavaleiros portugueses e rejoneadores espanhóis, em competição que se aguarda com expectativa. Leonardo Hernández, Diego Ventura e Marino Rojo representam o país vizinho. João Moura, João Cerejo e Ana Batista (foto) defendem as cores nacionais, sendo que a jovem de Salvaterra de Magos regressa a Espanha após três anos de ausência naquele país.
Nesta corrida, e após o triunfo do ano passado, repetem os Forcados Amadores da Moita, que pegarão os toiros (de Cabral Ascensão) lidados pelos nossos cavaleiros.
Cartel inédito é o que se anuncia para a tarde de domingo. Três matadores portugueses com a oportunidade de se mostrarem em Espanha, estoqueando toiros alentejanos de Ascensão Vaz (linha Cabral Ascensão): José Luís Gonçalves, ‘Pedrito de Portugal’ e Luís Procuna.
Expectativa natural após os êxitos espanhóis de Olivença... É a grande oportunidade para que, com a indispensável sorte, os toureiros da nossa terra demonstrem que têm lugar em qualquer bom cartel. E que não têm culpa (...) da lei portuguesa que os condiciona e retira maiores possibilidades de intercâmbio com toureiros do resto do Mundo!
De Almendralejo, o respeito por Portugal, muitas vezes esquecido noutras paragens...
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)