Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Almodóvar volta a casa

Pedro Almodóvar regressa ao grande ecrã com ‘Volver’ (Voltar, em português), um filme em que projecta a sua paixão pelo cinema e sua terra natal.
10 de Março de 2006 às 00:00
O realizador espanhol
O realizador espanhol FOTO: Sergio Perez, Reuters
O filme, que o próprio realizador apresenta hoje em Puertollano, na sua região natal de La Mancha, é também o pretexto para Almodóvar recuperar as lembranças de infância e suas actrizes-fetiche.
Definido pelo próprio como “uma comédia dramática, quase um ‘Indiana Jones’ de aventuras domésticas”, ‘Volver’ é o 16.º filme de Almodóvar e a estreia mundial, esta noite, contará com a presença de mil convidados e várias das actrizes do filme.
‘Volver’ é, nas palavras do cineasta, um retorno às suas próprias raízes e à memória de sua mãe: “Baseio-me completamente na minha vida, nas minhas lembranças e nas da minha família”.
Também é uma volta à comédia, ao universo feminino que lhe deu tantos sucessos e a uma reflexão sobre a morte sem ser um elemento trágico.
Para dar vida ao universo feminino e às complicadas relações entre mães e filhas, avós, irmãs e vizinhas, às quais presta homenagem, Almodóvar reuniu um extraordinário naipe de actrizes. São os casos de Carmen Maura, Penélope Cruz (a actriz espanhola mais badalada do momento), Lola Dueñas, Blanca Portillo, Chus Lampreave e a jovem Yohana Cobo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)