Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

ALVARES GANHA MUSEU

A população de Alvares, concelho de Góis, viveu ontem mais um dia de festa com a inauguração do Museu Paroquial de Arte Sacra, onde está reunido um importante espólio cultural e é possível percorrer as memórias de uma freguesia, que apesar de ter pouco mais de 1.200 habitantes, já possui dois núcleos museológicos.
23 de Setembro de 2002 às 00:42
As 163 peças em exposição foram doadas pelos populares ou recolhidas nas 21 capelas da freguesia, o que levou D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, a enaltecer a convergência de objectivos alcançada pelos promotores da iniciativa.

Segundo o prelado, que presidiu à cerimónia, o novo espaço reúne "algumas peças muito valiosas e outras que são objectos de culto não utilizados mas que representam as memórias" do povo.

Dado que uma parte significativa dos artigos remonta aos séculos XV e XVI, D. Albino Cleto salientou o facto de muitas zonas do interior do País continuarem a preservar o património, transformando-se, por vezes, "num relicário" de inestimável valor para a nossa história.

O núcleo museológico foi criado numa sala anexa à Igreja Matriz de Alvares e permite ao visitante o contactocom inúmeros objectos de arte sacra ou outros que marcaram a vida na paróquia ao longo dos tempos. Só para exemplificar, destaca--se um Missal de 1684, um Livro de Doutrina em Latim, datado de 1666, a imagem em madeira de Nossa Senhora com o menino ao colo (classificada pelo IPPAR) ou a imagem em pedra do padroeiro da freguesia, S. Mateus, que se presume ser do século XV.

Iniciativa privada

A ideia da criação do museu partiu do padre Ramiro Moreira, que trabalha há 20 anos na paróquia, e foi posta em prática por um grupo de moradores voluntários, mobilizados pela Comissão de Melhoramentos de Alvares.

De acordo com Telmo Fonseca, presidente da comissão, o objectivo no futuro é adquirir peças antigas para restaurar e enriquecer o espólio do núcleo museológico que é o segundo a ser inaugurado este ano na freguesia. Para divulgar estes espaços e atrair mais visitantes a Alvares, Telmo Fonseca pretende elaborar um roteiro, a distribuir em diversos pontos turísticos.

NOTA DA REDACÇÃO: A equipa editorial do CM On-line declina qualquer responsabilidade no desaparecimento dos comentários e promete investigar o assunto, para responder à justa indignação dos leitores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)