Amadora BD: ‘O Baile' eleito Melhor Álbum Português

Livro ‘O Baile' venceu o prémio Melhor Álbum Português na 24ª edição do Amadora BD.
03.11.13
  • partilhe
  • 0
  • +
Amadora BD: ‘O Baile' eleito Melhor Álbum Português
Festival de BD da Amadora Foto TIAGO PETINGA/LUSA

‘O Baile' foi votado Melhor Álbum Português e Melhor Argumento para Álbum Português pelo júri da 24ª edição do Amadora BD. Desenhado por Joana Afonso e escrito por Nuno Duarte, a história assenta numa investigação policial que envolve pescadores ‘zombies', e tem por cenário os anos 60 do Estado Novo.

A obra é também a estreia de Joana Afonso em livro no mundo da banda desenhada, depois de ter integrado vários coletivos de fanzines. A ilustradora acaba de editar ‘Living Will', com argumento de André Oliveira, e terá em 2014 a responsabilidade de conceber o cartaz e a imagem gráfica do 25º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora

O prémio Melhor Desenho para Álbum Português foi entregue a Osvaldo Medina, pelo livro ‘Super Pig: Roleta Nipónica', com argumento de Mário Freitas. Os três galardões são uma vitória para a editora Kingpin Books, de Mário Freitas, que tem tido o mérito de publicar regularmente, nos últimos 13 anos, novos valores da BD nacional.

O prémio Melhor Álbum de Autor Estrangeiro foi atribuído a ‘Fun Home: Uma Tragicomédia Familiar', da norte-americana Alison Bechdel, enquanto o livro ‘Enorme, Brutal, Colossal 2012', de Henrique Monteiro, foi eleito o Melhor Álbum de Tiras Humorísticas.

‘Surfista Prateado: Parábola', de Moebius, John Buscema e Stan Lee, foi premiado com o troféu Clássicos da 9ª Arte, e BDLP #3, de João Mascarenhas, o melhor fanzine. Catarina Sobral conquistou o prémio Melhor Ilustração de Livro Infantil com ‘Achimpa'.

O Amadora BD 2013, que só fecha as portas a 10 de novembro, prossegue este domingo com sessões de autógrafos no Fórum Luís de Camões, na Brandoa, onde também estarã os autores premiados na edição deste ano.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!