Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Amor gay chega ao grande ecrã

‘Por Detrás do Candelabro’ revela passado que Liberace tanto se esforçou por esconder, mas a crítica elogia o tom "honesto" da obra de Soderbergh
19 de Setembro de 2013 às 01:00
Michael Douglas é Liberace, enquanto Matt Damon interpreta o seu amante, Scott Thorson
Michael Douglas é Liberace, enquanto Matt Damon interpreta o seu amante, Scott Thorson FOTO: direitos reservados

A polémica com ‘Por Detrás do Candelabro’, que chega hoje às nossas salas de cinema, começou mesmo antes do início da rodagem, quando nenhum estúdio de Hollywood aceitou financiar uma obra que se propunha contar a história de amor entre o cantor Liberace, de 58 anos, e um jovem de 16.

O realizador Steven Soderbergh teve de recorrer à cadeia de televisão HBO para financiar o filme, que tem sido saudado pela crítica como um "trabalho honesto" e tem valido elogios tanto a Michael Douglas (Liberace) como a Matt Damon (na pele do seu amante, Scott Thorson).

‘Por Detrás do Candelabro’ não é tanto um filme biográfico quanto um drama de amor, já que a sua ação se centra nos cinco anos que durou o romance entre os dois homens. Quando morreu, aos 67 anos, de doença provocada pela sida, o cantor estava convencido de que ninguém descobrira o seu segredo. Ao longo da vida, processou várias pessoas que tinham sugerido que ele era homossexual – e ganhou todos os processos. No entanto, apenas um ano após a sua morte, Thorson publicou o romance ‘Por Detrás do Candelabro: A Minha Vida com Liberace’, que põe tudo a nu e que serviu de base para este filme.

Thorson, que é toxicodependente, foi presente a tribunal esta semana, ao ser apanhado a falsificar documentos. Ao juiz, prometeu manter-se "limpo" e disse que ia escrever um novo livro sobre Liberace.

Hoje estreia também ‘Riddik – A Ascensão’, com Vin Diesel a lutar contra aliens.

filme amor gay homossexual cinema michael douglas matt damon
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)