Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Ana Margarida Carvalho vence Grande Prémio Romance

'Que Importa a Fúria do Mar' é estreia da autora no género.
6 de Novembro de 2014 às 16:38
Ana Margarida Carvalho é jornalista, escritora e crítica de cinema.
Ana Margarida Carvalho é jornalista, escritora e crítica de cinema. FOTO: D.R.

A Associação Portuguesa de Escritores (APE), juntamente com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas acaba de atribuir, por unanimidade, o Grande Prémio de Romance e Novela à obra ‘Que Importa a Fúria do Mar’, de Ana Margarida de Carvalho [ed. Teorema].

Licenciada em Direito, Ana Margarida Carvalho é filha do também escritor Mário de Carvalho. Tem exercido atividade como jornalista (na SIC, revista ‘Ler’, ‘Jornal de Letras’, ‘Marie Claire’ e ‘Visão’), quer como repórter quer como crítica de cinema.

Dirigiu ateliers de escrita criativa e é autora de uma peça de teatro. ‘Que Importa a Fúria do Mar’ é a sua estreia no romance.

Em 32 edições, este galardão – que tem o valor pecuniário de 15 mil euros – distinguiu 28 autores de 18 editoras. Quatro autores bisaram o prémio, a saber: Vergílio Ferreira; António Lobo Antunes; Agustina Bessa-Luís e Maria Gabriela Llansol.

O júri, constituído por José Correia Tavares (presidente), Annabela Rita, Cândido Oliveira Martins, José Manuel de Vasconcelos, Teresa Carvalho e Vergílio Alberto Vieira, avaliou obras de 72 homens e 32 mulheres, num total de 107 candidaturas.

Ver comentários
}