Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

ANIMAIS TÊM MAIS UMA ALIADA

A jovem modelo brasileira Fernanda Tavares é a estrela da mais recente campanha da organização PETA - Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais em defesa dos direitos dos animais.
7 de Setembro de 2003 às 00:00
Fernanda Tavares contra o uso de peles
Fernanda Tavares contra o uso de peles FOTO: Patricia Santos/Reuters
A campanha foi lançada a nível mundial na cidade brasileira de São Paulo, onde a modelo de 22 anos participou numa manifestação, envergando uma "t-shirt" com a frase "Fur is dead" (A pele está morta).
Fernanda Tavares segue, assim, as pegadas da "top-model" Christy Turlington, da cantora Pink e da actriz Kim Basinger, algumas das figuras que já aderiram à causa.
Tavares, que confessou ser contra a crueldade cometida contra animais, deixou de desfilar peças em pele em 1999. Mas só aderiu à causa da PETA quando o grupo - que costuma chamar a atenção do Mundo através de campanhas provocantes - invadiu, no ano passado, um desfile de moda da marca Victoria's Secret. Na altura, o "alvo" da PETA era a sua conterrânea, a modelo Gisele Bundchen, que participou numa campanha para um fabricante de peles.
"A moda deve ser divertida mas isto não é divertido", disse Fernanda Tavares, referindo-se à maneira como são mortos os animais cuja pele é muito procurada para casacos e para diversos acessórios da moda.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)