page view

‘Anjo’ lidera na crise

As vendas nas primeiras semanas de Dezembro permitiram que José Rodrigues dos Santos tenha o ‘best seller’ de 2010. Foi a meio do mês que as compras de Natal puseram ‘O Anjo Branco’ à frente de ‘Aproveitem a Vida’, livro póstumo de António Feio. Mesmo assim, não foram suficientes para salvar um ano muito negativo para o mercado livreiro português.

24 de dezembro de 2010 às 00:30

Segundo estatísticas do mercado a que o CM teve acesso, ‘O Anjo Branco’ (Gradiva) e ‘Aproveitem a Vida’ (Livros d’Hoje) foram os únicos livros lançados em 2010 a vender mais de 50 mil - no ano passado, ‘Fúria Divina’, de José Rodrigues dos Santos, e ‘O Símbolo Perdido’, de Dan Brown travaram um duelo acima dos 100 mil -, deixando muito atrás ‘Caderneta de Cromos’, de Nuno Markl, bastante procurado nas últimas semanas.

Um sinal evidente da quebra de vendas é a comparação entre os resultados das mais recentes obras de autores de ‘best sellers’ com os lançamentos anteriores.

‘Um Refúgio para a Vida’ (Presença), do norte-americano Nicholas Sparks, ainda não tinha ido muito além dos dez mil a meio de Dezembro, enquanto ‘A Melodia do Adeus’, lançado em 2009, saiu mais de 60 mil vezes das livrarias. O mesmo sucedeu ao último da australiana Rhonda Byrne, mestre da auto-ajuda: ‘O Poder’ (Lua de Papel) ainda estava abaixo dos dez mil, num arranque aquém do que seria previsível, tendo em conta que ‘O Segredo’ liderou as tabelas em 2007 e 2008, somando mais de 300 mil exemplares vendidos.

Num ano de crise, destacaram--se ainda assim ‘Dona Amélia - A Rainha Exilada’, biografia assinada por Isabel Stilwell, o ensaio de António Damásio ‘O Livro da Consciência’, ‘Mataram o Sidónio!’, de Francisco Moita Flores, e ‘Livro’, de José Luís Peixoto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8