Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Antigo Cinema Europa vai reabrir as portas em 2016

O espaço vai começar a ser gerido pela Junta de Freguesia de Campo de Ourique .
2 de Novembro de 2015 às 13:02
O Cinema Europa foi utilizado até 1981
O Cinema Europa foi utilizado até 1981 FOTO: Ricardo Rocha/Sábado
A Câmara de Lisboa e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique assinam esta segunda-feira um protocolo para a utilização do antigo Cinema Europa, que vai reabrir portas em 2016 com uma biblioteca e um espaço cultural. O protocolo vai delegar competências na Junta de Freguesia que irá gerir o espaço.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Cegonho disse que o concurso público internacional para a obra que transformará aquele piso térreo numa biblioteca e num espaço cultural será lançado brevemente, pelo que acredita que, no final de janeiro, estarão criadas as condições para se iniciarem os trabalhos, adiantou o presidente da Junta de Freguesia.

As obras vão custar 498 mil euros, valor ao qual acresce a aquisição de mesas, cadeiras, estantes, ares condicionados e livros, entre outros, correspondente a 176 mil euros, afirmou Pedro Cegonho.

"Se tudo correr bem, em finais de maio, princípios de junho, estaremos a abrir o novo espaço", afirmou o autarca, referindo que essa abertura coincide com os 50 anos da reabertura do Cinema Europa naquele espaço.

O novo Cinema Europa vai deixar de projetar filmes, mas passa a contar com uma sala de leitura para adultos, uma sala de leitura juvenil/infantil, um espaço multiusos - com auditório e sala de exposições - e um pequeno jardim de inverno.

Lisboa Campo de Ourique Cinema Europa artes cultura e entretenimento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)