Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

António Torrado candidato a prémio ibero-americano

O escritor português António Torrado é candidato ao prémio ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil deste ano, informou a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB).
28 de Abril de 2011 às 12:01
António Torrado tem mais de uma centena de livros publicados
António Torrado tem mais de uma centena de livros publicados FOTO: d.r.

Com 40 anos de vida literária, António Torrado tem mais de uma centena  de livros publicados, muitos dedicados à infância, e é pelo conjunto da obra nesta vertente que é o candidato de Portugal à sétima edição daquele  prémio internacional.  

O prémio, no valor de 20 mil euros, é atribuído pela Fundação SM, e  destina-se a promover "o trabalho de escritores vivos com obra de reconhecida  relevância literária dedicada e jovens e crianças", referiu a DGLB.  

O vencedor será anunciado no final do ano na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.  

António Torrado, distinguido em 1998 com o Grande Prémio Gulbenkian  da Literatura Infantil, é autor de livros para a infância como ‘O Mercador  de Coisa Nenhuma’, ‘A Chave do Castelo Azul’, ‘O Trono do Rei Escarimo e  Outras Histórias’ e ‘O pajem não se cala’.  

Em 2000 foi nomeado para o prémio Hans Christian Andersen e três anos  depois criou o site ‘História do Dia’, na qual disponibilizava uma história original contada pelo próprio.  

António Torrado escritor livros prémio ibero-americano SM México
Ver comentários