Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

António Zambujo entre os melhores

O português António Zambujo, com o disco ‘Outro Sentido’, figura desde anteontem na lista dos ‘10 melhores lançamentos’ de 2007 da revista britânica ‘Songlines’, especializada em world music. O disco figura na quarta posição da tabela, segundo aquela publicação.
20 de Junho de 2008 às 00:30
Com o seu último disco, António Zambujo seduziu a crítica britânica
Com o seu último disco, António Zambujo seduziu a crítica britânica FOTO: José Frade

A distinção satisfaz este cantor e tocador de viola natural de Beja, que, no entanto, recusa cair no deslumbramento. "Eu gosto mesmo é de cantar e de tocar", disse ao CM.

Em ‘Outro Sentido’, editado em 2007, António Zambujo e sete outros instrumentistas exploram sonoridades de fado, jazz e bossa nova. Temas de Amália, Adriano Correia de Oliveira e outros nomes maiores da música portuguesa figuram nas 13 faixas que integram o álbum. Segundo António Zambujo, ‘OutroSentido’ já tinha sido também elogiado além-fronteiras: "a revista sueca ‘Lira’, de world music, atribui-lhe o prémio de melhor disco do ano [2007]".

Além disso, a sua apresentação em Londres, em Setembro último a convite da Fundação Gulbenkian, suscitou muitos aplausos.

António Zambujo parte em Julho para S. Francisco (EUA), para concertos. Actualmente, o músico actua na casa de fados lisboeta Senhor Vinho. "Estou a colaborar, também, em projectos pontuais, nomeadamente com João Gil e os Azeitonas", revelou.

PERFIL

António Zambujo (32 anos) entrou no musical ‘Amália’ de La Féria (2000) e estreou-se em disco em 2002, com ‘O Mesmo Fado’. Seguiram-se ‘Por Meu Cante’ (2004) e ‘Outro Sentido’ (2007). Em 2006 recebeu o Prémio Amália para Melhor Fadista.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)