Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

APOCALIPSE PROIBIDO

As autoridades vietnamitas proibiram a exibição no canal por cabo que serve a capital do país, Hanói, do filme “Apocalipse Now - Redux”, a versão com cenas inéditas do clássico de Francis Ford Coppola.
5 de Dezembro de 2002 às 00:00
Cumprindo as directrizes governamentais que proíbem a exibição de filmes que incluam cenas de “sexo, violência e assuntos politicamente sensíveis”, a Vietnam Cable Television Co. decidiu interromper o filme quando este já ia com meia hora de exibição.

“Não podemos passar o filme quando este contém cenas que em que o nosso povo é atingido a tiro e morto”, explicou Nguyen Huu Loc, director da televisão por cabo.

A não exibição da mítica obra – baseada no livro “Heart of Darkness”, de Joseph Conrad, e agora aumentada em 49 minutos – levou a que os vietnamitas recorressem à compra da versão pirata em DVD que no Vitename é vendida ao equivalente a 1,30 euros.

Apesar do desenvolvimento económico e de alguma abertura em relação ao Ocidente, a verdade é que o Governo vietnamita continua a exercer um controlo muito apertado sobre os meios de comunicação do país. No que se refere aos filmes é obrigatório o visionamento antes da exibição.
Ver comentários