Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

'Apocryphus' na Comic Con Portugal

Projeto idealizado pelo ilustrador Miguel Jorge apresentado no evento de cultura pop.
Pedro Rodrigues Santos 9 de Dezembro de 2016 às 18:13
Nuno Amaral Jorge (à esquerda) e Miguel Jorge (à direita)
Nuno Amaral Jorge (à esquerda) e Miguel Jorge (à direita) FOTO: Direitos Reservados
Nuno Amaral Jorge, Inocência Dias, Mariana Flores, Rui Gamito, Miguel Montenegro, Pedro Potier, João Raz e Miguel Jorge são os autores que aceitaram participar na primeira edição de Apocryphus.

A antologia de banda desenhada de 80 páginas, publicada em edição de autor e com periodicidade anual, está à venda por 13 euros na Comic Con Portugal, evento que decorre até domingo na Exponor, no Porto.

O projeto idealizado pelo ilustrador Miguel Jorge visa ultrapassar as restrições que o meio editorial português coloca aos autores que querem singrar na banda desenhada, e distribuir por eles, de forma mais equitativa, as receitas obtidas na venda do livro.

"Acredito que seja uma oportunidade válida para editar novos ilustradores", explica Miguel Jorge ao Correio da Manhã. Certo é que o livro já chamou a atenção dos autores e do público presentes no evento. "Tenho verificado na Comic Con Portugal que há o interesse de outros nomes do meio em participar neste projeto".

'Fantasia' é o tema do primeiro volume de ‘Apocryphus’. São seis histórias curtas inéditas, apresentados numa edição com capa original de Carlos Amaral e conceção gráfica de Pedro Daniel.

A antologia apenas poderá ser comprada diretamente em eventos dedicados à ilustração ou via internet. Não está, no entanto, descartada a hipótese de a antologia poder vir a ser vendida em lojas especializadas de banda desenhada.
Ver comentários