Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Arcade Fire "com muita vontade de tocar em Portugal"

A banda canadiana Arcade Fire, que venceu o Grammy de Melhor Disco no domingo passado, passou quinta-feira pelo Festival de Berlim para apresentar ‘Scenes From the Suburbs’, o filme de 26 minutos de Spike Jonze, integrado no programa de curtas-metragens, cujos excertos já podem ser vistos no teledisco de ‘Suburbs’.
18 de Fevereiro de 2011 às 00:30
Arcade Fire
Arcade Fire FOTO: d.r.
O CM esteve nessa apresentação restrita e aproveitou para questionar a banda dos manos Will e Win Butler, e da mulher do último, Régine Chassagne, sobre o seu concerto em Portugal agendado para 15 de Julho, no âmbito do Super Bock Super Rock.

“Foi muito triste o concerto anterior ter sido cancelado [devido à Cimeira da NATO]”, declarou Will. No entanto, Win sublinhou: “Estamos com imensa vontade de tocar em Portugal.”

Ainda a digerir o ‘jet lag’ e a vitória nos Grammys e nos Brit Awards (Melhor Banda e Melhor Disco Internacional), Win revelou estar “a viver um período muito emocional”. “A última vez que me senti assim foi quando o Obama ganhou na Carolina do Norte...”, acrescentou.
 
A ficção de ‘Scenes From the Suburbs’ é inspirada numa rivalidade militar entre cidades e mostra adolescentes à deriva, armados com armas de brincar. Assim se prolonga a colaboração da banda de Montreal com Spike Jonze, autor de alguns dos seus telediscos e que colheu inspiração da música dos canadianos para o filme ‘Where the Wild Things Are’.

Na competição oficial do Festival de Berlim, foi a vez de o germânico Andres Viel mostrar ‘If Not Us, Who’, um consistente relato de um país traumatizado pelo nazismo e a acordar para a acção política, através do papel e os romances da activista Gudrum Enssling, primeiro com o editor Bernward Vesper (August Diehl) e depois com Andreas Baader (Alexander Fehling), antes de formar o grupo terrorista Baader-Meinhof.

É arrebatadora a prestação de Lena Lauzemis, jovem actriz de 28 anos, que poder muito bem espreitar o prémio de interpretação feminina.
Festival de Berlim Arcade Fire Super Bock Super Rock Grammys Brit Awards Cimeira da NATO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)