Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Arcade Fire em dúvida

A vinda a Lisboa dos principais líderes mundiais é já uma certeza e com data confirmada: a 19 e 20 de Novembro, o Parque das Nações será o centro da Cimeira da NATO sob fortes medidas de segurança. Tão fortes que até ameaçam o concerto dos Arcade Fire no Pavilhão Atlântico, marcado para a véspera do arranque do encontro, a 18.
10 de Outubro de 2010 às 00:30
Espectáculo dos Arcade Fire tem todas as autorizações para ocorrer no Pavilhão Atlântico
Espectáculo dos Arcade Fire tem todas as autorizações para ocorrer no Pavilhão Atlântico FOTO: Sérgio Lemos

A ‘vizinhança’ do espectáculo continua a não agradar aos responsáveis da missão para o planeamento da cimeira, que está a fazer todo o trabalho de exploração do terreno "partindo do pressuposto de que o concerto não se pode realizar" para não ameaçar a segurança.

As palavras são do secretário--geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, que, ao CM, especificou que em causa estão operações no terreno quer ao nível da superfície quer no subsolo, incluindo detecção de explosivos.

"A PSP entende que não se pode realizar nada nos dias anteriores aos da cimeira", reforça.

Já da parte da promotora do concerto dos Arcade Fire, a Everything is New, mantém-se a disponibilidade de reavaliar a segurança de todo o local. Porém, há uma certeza, tal como já tinha avançado em Agosto ao CM: em causa não pode estar o concerto, "já agendado e promovido há meses".

Álvaro Covões, director da promotora, sublinha que o espectáculo tem "todas as autorizações legais para se realizar" e que, nas reuniões que teve com os responsáveis da missão, até se considerou o adiamento da actuação. Tal não foi possível "por questões logísticas da banda", mas Covões acredita que se poderá chegar a um entendimento entre todos os agentes.

"Isto até dá uma imagem de desorganização do País e não é a um mês da cimeira que estas coisas ainda se devem discutir", conclui.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)