Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Arena de Lisboa reabre em grande

João Moura, António Ribeiro Telles e Rui Fernandes integram o cartel da corrida que inaugura, a 18 de Maio, a renovada praça de toiros do Campo Pequeno, em Lisboa. Os três cavaleiros lidarão um curro de Vinhas que será pegado por três grupos de forcados – Santarém, Montemor e Lisboa.
25 de Abril de 2006 às 00:00
João Borges (esq.), Goes Ferreira e Rui Bento, da empresa que gere a Monumental lisboeta
João Borges (esq.), Goes Ferreira e Rui Bento, da empresa que gere a Monumental lisboeta FOTO: Jorge Paula
Todavia, dois dias antes, a 16, a festa acontecerá com um espectáculo de Filipe La Féria propositadamente criado para a ocasião e que integra ópera, bailado, música e moda (de João Rolo) contando com grandes nomes como Simone de Oliveira, Marina Mota, Carlos Quintas, Anabela, D. Vicente da Câmara, ‘Pedrito de Portugal’ e Luís Miguel da Veiga, entre outros. A este elenco junta-se a Escola Portuguesa D’Arte Equestre, o Centro Equestre da Lezíria Grande e da Associação Nacional de Dressage e as bandas da Armada, Exército e Força Aérea.
Apresentado ontem em conferência de Imprensa, o programa tauromáquico de inauguração da Monumental lisboeta inclui ainda mais duas corridas, a 25 de Maio e 1 de Junho.
Na primeira, uma corrida mista, actuam Pablo Hermoso de Mendoza, Vítor Mendes – que reaparece de ‘luces’ – e ‘El Juli’ na lide de toiros de Rosa Rodrigues (cavalo) e Ortigão Costa (pé). Os forcados são de Vila Franca.
O ciclo de inauguração termina com uma novilhada com os praticantes Manuel Lupi, Manuel Telles Bastos e Marcos Tenório e os novilheiros Mário Miguel, António João Ferreira e Nuno Casquinha. Os forcados são do Aposento da Chamusca e a ganadaria de Cunhal Patrício.
Três corridas que, na opinião do novo director tauromáquico da praça, o antigo matador Rui Bento, constituem um ponto de partida “para a recuperação da primeira praça do País e para trazer os aficionados”. Até ao final da temporada (21 de Setembro), o Campo Pequeno receberá mais 12 espectáculos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)