Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

ARQUITECTO SIZA VIEIRA PREMIADO

Na quinta-feira (20 de Maio), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, às 18h30, terá lugar a Cerimónia de Comemoração do Dia da Latinidade, numa Sessão Solene presidida por Sua Excelência a Senhora Ministra dos Negócios Estrangeiros, Dra. Teresa Gouveia, durante a qual será entregue o Prémio da Latinidade “Troféu Latino” ao Arq. Álvaro Siza Vieira pelo Secretário Geral da União Latina, Embaixador Bernardino Osio.
19 de Maio de 2004 às 15:08
Este Prémio visa recompensar uma personalidade ou instituição que tenha contribuído, com o conjunto de sua obra, para a difusão da Latinidade. Nas edições anteriores foram galardoados o cineasta Manoel de Oliveira, em 2002, e o ensaísta Eduardo Lourenço, em 2003. O Prémio consiste numa escultura clássica com o nome “Allegoria di Roma” do artista italiano Giuseppe Ducrot.
A União Latina também promove, junto da maioria dos Estados Membros, um concurso internacional multilingue – Concurso Diálogo Latino – destinado a jovens entre os 18 e os 25 anos. Neste concurso participam os estudantes das Faculdades de Letras das Universidades de Lisboa, Coimbra, Aveiro, Évora e Viseu. O Primeiro Prémio é uma viagem a Roma ou o seu equivalente, havendo um segundo e terceiro prémios que consistem em dicionários e romances nas línguas da União Latina (português, francês, italiano, espanhol e romeno).
Contribuíram para a realização deste concurso os Institutos de Estudos Clássicos das Universidades de Lisboa, Coimbra, Évora, Aveiro e Viseu, o Instituto Camões, o Instituto Cervantes, o Instituto Franco-Português, o Instituto Italiano de Cultura em Portugal e a Embaixada da Roménia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)