Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

ARQUITECTURA LUSA MOSTRA-SE NO BRASIL

Portugal vai estar presente na V Bienal de Arquitectura (BIA) de São Paulo com uma mostra especial intitulada "Desenhos nas cidades, Arquitectura em Portugal", da responsabilidade de Álvaro Siza Vieira.
7 de Setembro de 2003 às 00:00
Siza Vieira mostra Desenhos nas cidades, arquitectura em Portugal
Siza Vieira mostra Desenhos nas cidades, arquitectura em Portugal FOTO: Arquivo CM
A BIA, que se realiza entre 14 deste mês e 2 de Novembro sob o tema “Metrópoles”, conta com representações de 11 países.
A exposição “Desenhos nas cidades” apresenta projectos arquitectónicos em Lisboa, Porto, Évora, Montemor-o-Velho e Idanha-a-Velha que, segundo Álvaro Siza Vieira, documentam “diferentes formas de crescimento e transformação no interior das cidades e nas suas franjas”.
“Desenhos (...) mostrará mecanismos transformadores do tecido urbano que as arquitecturas induzem, identificando a natureza dos espaços habitados”, diz ainda Álvaro Siza Vieira referindo-se à exposição.
De Lisboa são apresentados os projectos do Pavilhão do Conhecimento, de Carrilho da Graça, a reconstrução do Chiado, de Siza Vieira e a remodelação de um quarteirão do Chiado, de Gonçalo Sousa Byrne. Do Porto, o arquitecto Fernando Távora apresenta a Casa dos Vinte e Quatro, Adalberto Dias o Elevador de Guindais, Eduardo Souto Moura uma estação do metropolitano e a Casa da Música de Rem Koolhaas.
No âmbito da exposição é apresentado o Bairro da Quinta da Malagueira, de Évora, de Álvaro Siza, e a Escola Superior Agrícola, Polo da Mitra, de Vítor Figueiredo. A requalificação da estrutura urbana de Montemor-o-Velho, do atelier GTL CMMV - Miguel Ferreira, e de uma aldeia histórica de Idanha-a-Velha, de A. Costa, Sérgio Fernandes e L. Gomes, fazem igualmente parte da representação portuguesa. A complementar os projectos arquitectónicos são apresentadas fotos do italiano Gabriele Basilico das cinco localidades.
A BIA de São Paulo- para a qual se prevê uma afluência de 300 mil pessoas - apresenta ainda trabalhos de 15 arquitectos brasileiros e uma mostra de “design” e tecnologia, além de mostras institucionais do Brasil e internacionais e ainda uma exposição de 320 trabalhos de arquitectos brasileiros. Pedro Cury e Ricardo Ohtake são os curadores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)