Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Arte Popular em pleno no Verão

Sem orçamento, mas com recursos. O Museu de Arte Popular (MAP) foi ontem (re)inaugurado à beira-Tejo, em Lisboa, mas o espaço só deverá estar a funcionar em pleno na "Primavera, Verão", como disse ao CM Elísio Summavielle, secretário de Estado da Cultura. Já em Janeiro, arranca a remodelação do edifício e espaço envolvente, "obra para cinco meses, em que serão gastos 450 mil euros".
14 de Dezembro de 2010 às 00:30
Elísio Summavielle, a directora, Andreia Galvão, e Gabriela Canavilhas viram mostra de perto
Elísio Summavielle, a directora, Andreia Galvão, e Gabriela Canavilhas viram mostra de perto FOTO: Tiago Sousa Dias

Quanto ao orçamento para o MAP em 2011, Summavielle referiu que "há recursos necessários no quadro da secretaria de Estado da Cultura (através do Instituto dos Museus e Conservação), estimados em um milhão de euros". Por outras palavras, "o caminho faz-se caminhando", como citou o secretário de Estado, referindo-se também à reabertura parcial do museu.

O espaço abre ao público amanhã, com a exposição temporária ‘Os Construtores do MAP - Um Museu em Construção’, e funciona das 10h00 às 18h00, de quarta a segunda-feira. O ingresso custa dois euros. Entre as peças expostas podem ver-se bordados, trajes regionais, artesanato, filmes, figurinos do Teatro Povo e produtos seleccionados pelas lojas País em Lisboa (de Isabel Peres Gomes) e Vida Portuguesa, de Catarina Portas, que lutou activamente pela reabertura do museu, encerrado desde 2003. "O museu não tem orçamento e recebi um convite para colocar aqui peças à consignação. Lancei a petição [contra o fecho] e Lisboa merece este museu", disse ao CM.

Do movimento cívico, que, em 18 de Maio de 2009 se concentrou à porta do MAP para reivindicar a sua reabertura, fazia também parte Joana Vasconcelos: "Vale a pena lutar", referiu ao CM a artista plástica, ontem na inauguração, em que também marcou presença Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura.

MUSEU DE ARTE POPULAR GABRIELA CANAVILHAS INAUGURAÇÃO MINISTRA DA CULTURA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)