Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

ARTE PORTUGUESA DO SÉCULO XX

O Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea apresenta a partir das 19h00 de hoje, e até 6 de Outubro, parte da sua colecção de obras do século XX da autoria de um conjunto muito vasto de artistas e correntes diversas.
19 de Junho de 2002 às 15:06
Casa; obra de ângela Ferreira
Casa; obra de ângela Ferreira
Na exposição "Diferença e Conflito. O Século XX nas Colecções do Museu do Chiado", o visitante vai poder apreciar desde a pintura de Malhoa até à instalação de Alexandre Estrela, com núcleos individuais de Amadeo de Souza-Cardoso, Joaquim Rodrigo e Helena Almeida.

Nadir Afonso, António Areal, René Bertholo, Fernando Calhau, Dordio Gomes, Almada Negreiros, Abel Salazar, Paula Rêgo e Júlio Resende são nove dos 50 artistas representados na mostra, organizada em 16 núcelos que recusam a linearidade de uma ordem cronológica e exploram conceitos muito diversos.

Nesta exposição, obras de tempos e atitudes diferentes são, assim, confrontadas, gerando aproximações menos habituais ou aparentemente insuspeitas, retirando a prevalência absoluta dos movimentos artísticos e períodos históricos previstos no quadro de uma historiografia tradicional.

Com estes 16 núcleos, os organizadores não pretenderam esgotar ou definir uma totalidade para a arte portuguesa do século XX mas construir algumas possibilidades para uma nova abordagem da história e, consequentemente, definir um outro entendimento de um museu de arte contemporânea.

Nos últimos anos, a colecção do Museu do Chiado tem vindo a acrescer, encontrando-se actualmente entre as que melhor podem representar a arte do século XX nacional.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)