Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Artistas e editoras querem exportar música portuguesa

Uma plataforma para internacionalizar a música portuguesa e lusófona é apresentada esta quinta-feira em Lisboa, no âmbito do Festival IN - Inovação e Criatividade, com concertos e com a presença de agentes estrangeiros, editores e músicos.

14 de Novembro de 2013 às 15:53
O Westway VIVA Lisboa quer criar um ponto de encontro anual para servir de monta à produção musical portuguesa
O Westway VIVA Lisboa quer criar um ponto de encontro anual para servir de monta à produção musical portuguesa FOTO: D.R.

O projeto de criação da rede de divulgação da música portuguesa será revelado no Westway Viva Lisboa, durante os quatro dias do festival IN, e é promovido pela Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes.

Na FIL estarão representantes de algumas redes internacionais para a música, como por exemplo Brasil Music Exchange, festival Eurosonic Noorderslag e o European Border Breakers Awards, e de eventos internacionais, nomeadamente o festival South By Southwest e o festival Womex.

Haverá ainda vários concertos marcados até domingo, de artistas como Amor Electro, Darko, Frankie Chavez, Gisela João, Hélder Moutinho, Primitive Reason e The Weatherman.

Esta quinta-feira, durante o Westway viva Lisboa será apresentada a nova Associação Profissional de Managers (agentes de artistas), e, na sexta, a feira de música internacional em Cabo Verde, a Atlantic Music Expo.

"O Westway VIVA Lisboa almeja estabelecer, a partir de 2014, um ponto de encontro anual e duradouro para a exportação da música portuguesa, seja ela lusófona, cantada em inglês, ou mesmo instrumental, avant-garde electrónica", sustenta a organização.

A ideia de internacionalizar, de forma consistente e formal, é defendida há vários anos por agentes do setor.

O Festival IN - Festival Internacional da Inovação & Criatividade acolherá dezenas de eventos, concertos e espaços temáticos de todas as áreas das indústrias criativas, e a organização espera a presença de 60 mil visitantes e profissionais.

Cultura Música Festival IN exportar música Westway Viva Lisboa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)