Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Art&Tur destaca o fado (COM VÍDEOS)

Arranca hoje, em Barcelos, a quarta edição do Festival Art&Tur, com destaque especial para o fado, quando faltam semanas para a decisão da UNESCO sobre a candidatura a Património Imaterial da Humanidade. O evento, que tem um orçamento de apenas 60 mil euros, dura até ao próximo dia 30 e decorre entre a cidade dos galos e o Porto.

23 de Setembro de 2011 às 01:00
Francisco Dias diz que o festival se tem “afirmado tanto cá dentro quanto lá fora”
Francisco Dias diz que o festival se tem “afirmado tanto cá dentro quanto lá fora” FOTO: Carlos Barroso

"O fado é o cartaz principal do turismo português e, como tal, não poderíamos deixar de nos associar a uma candidatura tão importante", disse ao CM Francisco Dias, director-geral do Festival Art&Tur.

A apresentação do filme ‘Fado’, de Carlos Saura, é um dos pontos altos do festival, que conta ainda com a exposição itinerante do Museu do Fado e a inserção do fado como tema destacado da II Conferência Internacional Cinema e Turismo. Com 287 filmes a concurso, provenientes de 39 países, o Art&Tur tem-se afirmado no panorama do turismo mundial. Além disso, a organização tem procurado fazer coincidir o festival com o Dia Mundial do Turismo, que se assinala dia 27.

Com um orçamento de apenas 60 mil euros, o mesmo valor com que o festival começou, há quatro anos, em Barcelos, a organização conseguiu uma programação de luxo. Nos oito dias de festival serão exibidos 80 filmes, dos quais cerca de 50 serão premiados numa das 20 categorias temáticas a concurso.

"Este festival tem-se afirmado tanto cá dentro quanto lá fora, porque é uma festa e uma produção de talentos", sublinhou Francisco Dias.

O Art&Tur termina a 30, com a Gala de entrega de prémios.

ART&TUR TURISMO FESTIVAL BARCELOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)