Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Assistência na Idade Média mostrada em livro de selos

“O presente volume propõe uma breve retrospectiva sobre a Assistência em Portugal na Idade Média. Tema fascinante que nos permite uma visão mais completa desse longo período e dos muitos e graves problemas que o caracterizaram, na Europa e em Portugal”, refere o presidente dos CTT na abertura do livro ‘A Assistência em Portugal na Idade Média’, de Nuno Moniz Pereira, editado pelo Clube do Coleccionador dos Correios de Portugal.
20 de Fevereiro de 2005 às 00:00
A obra pretende dar uma visão completa da assistência em Portugal na Idade Média em três partes essenciais: a primeira caracteriza o período da Idade Média; a segunda dá conta das várias formas de assistência existentes, tais como a assistência individual, a assistência das instituições e a assistência na Armada; e a terceira descreve a assistência médica propriamente dita, prestada pelos hospitais e farmácias.
A singularidade do livro assenta, por um lado, nas inúmeras ilustrações de carácter centenário, e, por outro, nos selos que inclui alusivos à temática, que motivaram, de resto, a sua elaboração. São oito os selos nela incluídos e editados pelos CTT nos últimos dez anos. Série de três selos do 8.º centenário de Sto. António editada em 1995, um alusivo aos 700 anos do Mutualismo em Portugal, lançado em 1997, dois dos 500 anos das Misericórdias de 1998, e os dos 2000 anos do nascimento de Cristo e do Mosteiro de Alcobaça. Inclui ainda um bloco numerado da emissão ‘Património’ com o valor facial de 1,25 euros alusiva também ao Mosteiro de Alcobaça.
FEIRA EM CASTELO BRANCO
Na Escola Superior de Educação de Castelo Branco decorre hoje, até às 17h30, a 37.ª Feira de Coleccionismo e Antiguidades.
Neste certame, os interessados poderão apreciar uma variedade de temáticas e adquirir algumas das peças em falta nas suas colecções.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)