Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

AVANCA 2012 transformado em "fábrica de filmes"

A 16.º edição do festival AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, que decorre de 25 a 29 de Julho, em Estarreja, conta este ano, pela primeira vez, com vários espaços de produção de filmes.
13 de Julho de 2012 às 18:07
Festival, AVANCA, filmes, cinema, televisão, vídeo, multimédia
Festival, AVANCA, filmes, cinema, televisão, vídeo, multimédia FOTO: D.R.

"A par da competição de filmes e da conferência científica, o programa do AVANCA 2012 inclui, este ano, cinco 'workshops', onde os participantes vão poder produzir pequenos filmes", disse esta sexta-feira, à agência Lusa, António Costa Valente do Cine-Clube de Avanca, que organiza o festival.

O destaque vai para um "workshop" promovido pela recém-criada Academia Portuguesa de Cinema, dirigido especialmente a cineastas, estudantes de design, comunicação e audiovisuais, no qual serão produzidos pequenos filmes de suporte para serem utilizados na cerimónia de entrega dos prémios Sophia - os prémios portugueses de cinema.

Este "workshop" terá como orientadores o produtor Paulo Trancoso, presidente da Academia, a actriz Anabela Teixeira, o realizador José Farinha, o diretor de fotografia José António Loureiro e o compositor Frederico Pereira.

Paulo Trancoso, que ainda recentemente co-produziu o novo filme de Bille August com Jeremy Irons, "Comboio Nocturno para Lisboa", será também o presidente do júri da competição internacional de cinema do festival.

Haverá ainda um "workshop" orientado pelos cineastas franceses Olivier Babinet e Fred Kihn, que desafia realizadores a fazerem um "road movie" em três dias, a partir de um carro que não anda.

Também o sérvio Radoslav Vladic irá orientar um "workshop" e dirigir um filme, explorando a iluminação criativa de interiores.

A antropologia e o cinema serão igualmente o mote para a realização de novos filmes num "workshop" orientado pelo antropólogo e cineasta José da Silva Ribeiro e pela produtora espanhola Beli Martínez.

O cinema de animação na escola é motivo para uma acção de formação creditada, para professores de Educação Visual e Tecnológica, em que se explora a tecnologia e a expressão da animação na sala de aula.

A organização não esqueceu também os mais novos, preparando um espaço onde futuros cineastas, com idades entre os 6 e os 17 anos, podem experimentar filmar e animar.

Organizado pelo Cine-clube de Avanca e pela Câmara Municipal de Estarreja, com uma forte participação internacional, o Festival de AVANCA destaca-se por um espaço de "workshops" internacionais dirigidos por protagonistas das principais cinematografias mundiais.

Festival AVANCA filmes cinema televisão vídeo multimédia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)