Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

'Avatar’ e ‘Estado de Guerra' na corrida aos Bafta

James Cameron tem pela frente uma luta renhida com duas mulheres
21 de Janeiro de 2010 às 15:21
'Avatar' tem oito nomeações
'Avatar' tem oito nomeações FOTO: D.R.

‘Avatar’ soma já inúmeros prémios, entre os quais os dois Globos de Ouro mais relevantes – Melhor Realizador e Filme – e agora parte na dianteira na corrida para os Bafta, os Óscares do cinema britânico, com oito nomeações.

A seu lado, na linha de partida e com o mesmo número de indicações, estão a sua ex-mulher, Kathryn Bigelow, com o seu ‘Estado de Guerra’, e a
dinamarquesa Lone Scherfig, com ‘An Education’.

Todos estão nomeados, entre outros, para os Bafta de Realização e Filme. Seguem-se na competição, com sete nomeações, ‘Distrito 9’, de Neil Blomkamp e, com seis nomeações cada, ‘Sacanas sem Lei’, de Quentin Tarantino, e ‘Nas Nuvens’, de Jason Reitman.

O protagonista deste último filme, George Clooney, está também nomeado para o galardão de Melhor Actor, para o qual concorre a par de Jeff Bridges, já premiado com um Globo de Ouro por ‘Crazy Heart’, Colin Firth (‘A Single Man’), Jeremy Renner (‘Estado de Guerra’) e Andy Serkis (Sex & Drugs & Rock’n Roll’).

Na correspondente categoria feminina, estão nomeadas Carey Mulligan (‘An Education’), Saoirse Ronan (‘The Lovely Bones’), Meryl Streep (‘Julia & Julie’), Audrey Tatou (‘Coco Avant Chanel’) e Gabourey Sidibe (‘Precious’).

‘Abraços Desfeitos' (Pedro Almodóvar), ‘Coco avant Chanel’ (Anne  Fontaine), ‘Deixa-me Entrar’ (Tomas Alfredson), ‘Um Profeta’ (Jacques Audiard)  e ‘O Laço Branco’ (Michael Haneke) lutam pelo Bafta de Melhor Filme em Língua não Inglesa.

Os prémios são entregues em Londres a 8 de Fevereiro.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)