Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

BANDA DESENHADA ANIMA AMADORA

As histórias e os autores mais conhecidos da banda desenhada estão a partir de hoje, e até 2 de Novembro, na Amadora, naquele que é considerado o maior acontecimento do "mundo dos quadradinhos" em Portugal e um dos mais conceituados na Europa.
17 de Outubro de 2003 às 00:00
Na sua 14.ª edição, o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora tem como tema a mulher, promovendo exposições e colectivas centradas nas autoras de BD, as heroínas e as personagens femininas.
Lynn Johnston ("Para o Que Der e Vier", Roberta Gregory ("Bitchy Bitch"), Melinda Gebbie (colaboradora de Alan Moore em algumas histórias como "Lost Girls", "Supreme" ou "Glory"), Leah Moore (filha de Alan Moore) e Sandrine Revel ("Um invulgar anjo da guarda") são algumas das autoras que vão estar presentes no certame.
Mas nem só de mulheres se faz a nova edição do festival. Com efeito, José Carlos Fernandes, vencedor do Troféu para o Melhor Álbum Português em 2002 e 2003, é o autor nacional em destaque.
Exposições, sessões de autógrafos, conferências/debates com os autores, lançamentos e a Feira do Livro de BD são outras atracções do certame, cujo núcleo central ficará instalado na Escola Intercultural.
Os criadores da Turma da Mónica (Maurício de Sousa) e da Mafalda (Quino), têm também presença confirmada, além de Michel Plessix, Milo Manara, Quino, Jim Borgman, Carlos Trillo, Miguelanxo Prado, José Garcês, Tehem e Alvarez Rabo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)