Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Banda Sudoeste mostra boa música do Algarve

Provar que no Sul do País também há boa música é o propósito da Banda Sudoeste, um projecto construído no Algarve que dará a conhecer em breve o seu primeiro disco – ‘A Carrinha’ – com apresentação ao vivo a 13 de Maio, na Fatacil, Lagoa.
28 de Abril de 2006 às 00:00
A iniciativa da empresa Sons da Vicentina, de Aljezur, junta músicos amadores e outros com larga experiência ao lado de artistas profissionais e pretende “preencher um grande vazio abaixo do Tejo”, segundo o teclista Sérgio Campos.
O propósito da banda consiste “em fazer música de cariz popular mas de qualidade. O primeiro disco abrange um leque alargado de estilos e, de acordo com a reacção do público – que esperamos positiva –, definiremos um rumo mais preciso a seguir”.
A produção do disco foi feita no Algarve, incluindo a quase totalidade das gravações, nos estúdios Inforarte, em Lagos. “Sentimos algum orgulho por conseguirmos dar à luz um trabalho integralmente realizado na região”, confidencia o teclista. “Isso prova que fora dos grandes centros também existem pessoas capazes e com bom gosto.”
A vocalista Ana Sofia, com larga experiência em concursos de fado e espectáculos de música ligeira e jazz, está entusiasmada com o projecto. “Aqui temos uma grande liberdade criativa, que aproveita o melhor da versatilidade de vários elementos da banda e reina um ambiente descontraído e saudável. Neste quadro, o trabalho resulta melhor.”
Concluída a produção do disco, as atenções da Banda Sudoeste viram-se agora para a apresentação ao vivo, a 13 de Maio, em Lagoa. “Já estamos a sentir algum nervoso miudinho...”, refere Sérgio Campos.
TOY COMPÔS QUATRO TEMAS
O conhecido Toy compôs quatro temas para o disco ‘A Carrinha’ e a Banda Sudoeste fez algumas gravações nos estúdios do artista.
O álbum inclui ainda temas da autoria do brasileiro Beto Pêpê, com arranjos do cubano Carlos Freitas, entre os quais se conta a faixa que dá nome ao trabalho do grupo algarvio.
Xuxa (baterista), Guilherme e Fill (guitarristas), Rui (viola baixo), Sérgio (teclas), Edgar (acordeão), Salema (saxofone), Alexandre (trompete) e Ana Sofia (vocalista) são os elementos que integram a Banda Sudoeste, alguns dos quais com experiência de estúdio ou ao vivo ao lado de artistas de reconhecida craveira como João Pedro Pais, Cesária Évora, Tito Paris ou Sérgio Godinho, o que é garante da qualidade dos integrantes do grupo algarvio, com sede em Aljezur, na Costa Vicentina.
Ver comentários