Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

BEATLES EM VERSÃO DESPIDA

Após 30 anos de espera, a tão aguardada versão 'back-to-basics' de "Let It Be", dos Beatles, será finalmente editada, na segunda-feira, dia 17. "Let It Be... Naked" revela a banda na sua mais pura essência, sem efeitos de estúdio ou 'overdubs'.
14 de Novembro de 2003 às 16:28
"Let It Be... Naked" é o disco que os Beatles quiseram fazer em 1969 mas que, apanhado no turbilhão de acontecimentos que conduziu à sua separação, nunca foi editado como pretendiam.
Agora, com recurso à mais recente tecnologia digital - de forma a tornar esta uma experiência sónica moderna, através de um som mais puro e limpo - as gravações foram libertas das orquestrações, coros e efeitos, devolvendo o disco ao seu espírito inicial. Um trabalho que envolveu os engenheiros dos Abbey Road Studios durante 18 meses.
"Se tivéssemos a tecnologia actual disponível na altura, o disco soaria exactamente assim porque este foi o ruído que fizemos em estúdio", disse Paul McCartney. "É exactamente como aconteceu no estúdio. Como se estivéssemos lá". "Quando o ouvi pela primeira vez foi edificante. Leva-nos para a altura em que erámos aquela banda, os Beatles", comentou Ringo Starr.
O alinhamento de "Let It Be... Naked" também difere do original, editado em 1970. Conversas de fundo e as músicas "Dig It" e "Maggie Mae" foram retirados do álbum, acrescentando-se "Don't Let Me Down". Assim, temos: "Get Back", "Dig a Pony", "For You Blue", "The Long And Winding Road"; "Two of Us", "I've Got a Feeling", "One After 909", "Don't Let Me Down", "I Me Mine", "Across The Universe" e "Let It Be".
BÓNUS
"Let It Be... Naked" será editado com um disco bónus que nos apresenta extractos de gravações dos Beatles durante as sessões nos Twickenham Studios. Em 20 minutos oferece-se uma visão única e próxima de como trabalhavam e ensaivam os Beatles em Janeiro de 1969, recuperando-se desta forma pedaços de história absolutamente notáveis.
À música acresce um booklet onde é possível ver fotografias históricas das sessões de gravação e extractos de diálogos do grupo retirados do booklet original que acompanhava as primeiras cópias editadas em 1970.
ALINHAMENTO
1. Get Back
2. Dig a Pony
3. For You Blue
4. The Long And Winding Road
5. Two Of Us
7. One After 909
8. Don't Let Me Down
9. I Me Mine
10. Across The Universe
11. Let It Be
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)