Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

BERARDO ENTRE OS MAIORES

O comendador Joe Berardo foi eleito um dos maiores coleccionadores de arte do Mundo pela revista norte-americana 'ArtNews'.
20 de Agosto de 2004 às 00:00
Joe Berardo, um colecionador português com fama mundial
Joe Berardo, um colecionador português com fama mundial
O empresário madeirense é o único coleccionador português a integrar a 14.ª lista anual da 'ArtNews', que compreende 200 coleccionadores internacionais, eleitos por directores de museus, curadores, negociantes de arte e leiloeiras.
A lista, dominada por norte-americanos, inclui o compositor/produtor Andrew Lloyd Webber, o multi-milionário Bill Gates, o publicista britânico Saatchi, o Sultão de Brunei e os herdeiros do império cosmético Estée Lauder.
Joe Berardo foi adquirindo obras que ilustram, pela sua qualidade, a imaginação e criatividade do século XX, de nomes como Júlio Pomar, Vieira da Silva, Amadeu de Sousa Cardoso, Francis Bacon, Fernando Botero, Pablo Picasso, Roy Lichtenstein e William Tucker, entre outros.
Proporcionando uma visão geral da arte moderna e contemporânea, os trabalhos abrangem todos os movimentos e as técnicas. Comentando a sua paixão pela arte, Joe Berardo considera que "se é a curiosidade que alimenta o espírito e que faz mover o coleccionador, não há dúvida que aquilo que é coleccionado, o que é escolhido como objecto de vontade e da paixão de quem colecciona, não pode ser divorciado das expectativas de uma determinada época, ou do que os outros esperam de nós".
Para o comendador, a colecção significa um "exercício de abertura de espírito", tendo adquirido obras que ilustrassem a imaginação criativa, sem quaisquer limitações em termos de movimentos, técnicas ou nacionalidades.
DESTINO INCERTO
Parte da colecção, constituída por obras de mais de 500 artistas portugueses e estrangeiros, está exposta no Sintra Museu de Arte Moderna e no Centro Cultural de Belém. Há anos que o empresário madeirense tem vindo a discutir com o Governo português o futuro da sua colecção. O Centro Cultural de Belém ou o Pavilhão de Portugal foram dois dos mais falados destinos mas, até à data, este impressionante acervo continua com o futuro incerto.
Conhecido pelo seu espírito empreendedor, Joe Berardo nasceu a 4 de Julho de 1944, na Madeira. Aos 18 anos, partiu rumo à África do Sul, onde começou por vender legumes para as explorações de minas. Hoje, possui diversos tipos de negócios, desde a banca até aos vinhos, passando pela papelaria e hotelaria.
Ver comentários