Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Biblioteca Municipal distinguida

A Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos recebe esta quinta-feira o certificado de associada da UNESCO, "uma distinção que enche o concelho de orgulho e a liga a uma elite mundial", disse à Lusa o presidente da Câmara, Rui Silva.
6 de Outubro de 2011 às 10:28
Rui Silva lidera a câmara de Figueiró dos Vinhos
Rui Silva lidera a câmara de Figueiró dos Vinhos FOTO: d.r.

"São apenas seis em Portugal e cerca de 500 em todo o mundo as bibliotecas que possuem esta distinção", salientou Rui Silva, explicando que valoriza "o trabalho notável que tem sido realizado no âmbito da recuperação, conservação e divulgação histórica e cultural de Figueiró dos Vinhos".

O autarca salienta que a distinção é de uma grande importância para um concelho do interior do distrito de Leiria, "muitas vezes mediatizado apenas pelos incêndios ou pelo despovoamento".

O principal objectivo da Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO é encorajar as bibliotecas a desenvolver atividades nos domínios da UNESCO, como a promoção dos direitos humanos e da paz, do diálogo inter cultural, da proteção do ambiente ou da luta contra a iliteracia.

Em Portugal, actualmente, apenas fazem parte desta Rede as bibliotecas de Alcochete, Beja, Guimarães, Porto, Torres Novas e Olhão.

A Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio) é também uma das poucas bibliotecas portuguesas que desde 2010 integra a Europeana, uma biblioteca digital, que conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo de diversas e instituições culturais, entre as quais estão bibliotecas, arquivos e museus dos 27 Estados-Membros da União Europeia.

A certificação pela UNESCO da biblioteca, que assinala a 28 de outubro uma década de existência, confere-lhe "notoriedade e reconhecimento e prova que no interior do país trabalha-se com qualidade o domínio imaterial, já que o tempo das obras físicas já lá vai", defende Rui Silva.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)