António Lobo Antunes e Mia Couto também estão na lista.
Sandra Rodrigues dos Santos8 de Outubro de 2015 às 09:02
Mia Couto e António Lobo Antunes estão na corrida ao Nobel da Literatura
FOTO: Marco Alves/Sérgio Lemos
A jornalista e escritora bielorrussa Svetlana Alexievich é apontada como a favorita ao Prémio Nobel da Literatura pelas principais casas de apostas internacionais. O cobiçado galardão deverá ser anunciado hoje pela Academia Sueca.
A autora de ‘O Fim do Homem Soviético’ lidera a lista com probabilidades de cinco para um. No segundo lugar está o escritor queniano Ngugi wa Thiong’o, surgindo o japonês Haruki Murakami em terceiro (ver infografia).
A língua portuguesa está representada com dois escritores, ainda que com probabilidades mais baixas de receberem o galardão. O português António Lobo Antunes - há muito apontado como um potencial Prémio Nobel – apresenta uma probabilidade de 51/1, enquanto Mia Couto surge com 61/1.
A lista dos favoritos dos apostadores inclui ainda nomes como o músico e compositor Bob Dylan e os escritores George R. R. Martin, mais conhecido pela autoria da saga ‘A Guerra dos Tronos’, e E. L. James, autora de ‘As Cinquenta Sombras de Grey’.
O vencedor de hoje irá suceder ao francês Patrick Modiano e juntar-se a ícones da literatura como Albert Camus, Gabriel García Márquez, Alexandr Solzhenitsyn ou José Saramago.
A cada ano, perto de 700 organizações e indivíduos são convidados a nomear potenciais candidatos, a lista, com cerca de 200 nomes, é depois analisada pelo Comité Nobel que a reduz a apenas 18 escritores que são, então, submetidos às deliberações da Academia Sueca.