Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Biografia e criação só levam à mediania

'Autor, autor’, publicado há pouco mais de um ano em Inglaterra e agora traduzido para português, está longe de ser o melhor livro de David Lodge.
19 de Novembro de 2005 às 00:00
David Lodge esteve em Portugal a lançar o novo livro, ‘Autor, autor’
David Lodge esteve em Portugal a lançar o novo livro, ‘Autor, autor’ FOTO: Natália Ferraz
Trata-se de uma obra sobre Henry James, aclamado autor de romances e peças de teatro do século XIX e princípios do séc. XX, em que se combina biografia com a criação de diálogos e cenas imaginadas pelo autor numa mescla que nem sempre nos recorda o Lodge de ‘O Museu britânico ainda vem abaixo’ ou dos seus romances sobre professores universitários e a sua vida de reuniões sobre temas incompreensíveis.
Em ‘Autor, autor’, a tentativa de analisar a consciência de alguém que foi perito na análise psicológica é um obstáculo que Lodge assume – e que não logrou ultrapassar.
Vale a pena ler, como todos os livros de David Lodge, mas a rica personagem de Henry James, entre sucessos e insucessos literários, entre a sua vida privada de casto solteirão cujo namoro com Constance Fenimore Woolson acaba sempre à porta do quarto, a sua vida caseira e os seus telegramas, a amizade com Du Maurier que tem mais sucesso apesar de James não o achar brilhante, acabam por nunca atingir os pontos de dramatismo que a certa altura se esperam.
‘Autor, autor’ é a exclamação que o autor de uma peça de teatro espera dos espectadores nas noites de estreia – ou nas outras. Nesta parte da vida de Henry James, em que se decide por razões sobretudo financeiras a dedicar-se ao teatro, esse reconhecimento nunca acontece, pelo menos da maneira que ele imagina nas horas de tensão que vive antes dessas estreias.
Pelo contrário, há uma decisiva humilhação na estreia de ‘Guy Domville’, em que James tinha posto todas as esperanças: chega a ir ao palco para receber os gritos de admiração e acaba por ser vaiado. ‘Autor, autor’ não é para ser vaiado, mas Lodge habituou-nos a patamares mais elevados no manuseamento dos seus personagens.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)