Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Braga ‘swinga’ ao som do jazz

A cantora Jacinta abre hoje o Festival de Jazz de Braga, este ano marcado por um cartaz de grande qualidade e variedade de estilos.
10 de Março de 2005 às 00:00
Tendo como palco o Auditório do Parque de Exposições, o festival – que decorre até sábado –, oferece ainda o free jazz das ‘big bands’, com William Parker Violin Trio, formado pelo lendário contrabaixista William Parker, o violinista Billy Bang e o baterista Sunny Murray.
A Brussels Jazz Orchestra, dirigida por Frank Vaganée e com o guitarrista Philip Catherine como convidado especial, encerram a noite. Nascida em 1993, esta orquestra tem como finalidade dar a conhecer composições de músicos flamengos, muitos deles componentes da orquestra. Philip Catherine, também belga, é um dos melhores guitarristas europeus e fez parte de grupos de Charles Mingus nos anos ‘70.
No sábado, no Auditório do Conservatório Calouste Gulbenkian, às 18h30, o jovem trompetista português Hugo Alves dá a conhecer o seu último trabalho, ‘Taksi’, em trio com o contrabaixista José Eduardo e o baterista Jorge Moniz.
Nessa mesma noite, de volta ao auditório do Parque de Exposições, mais uma vez se combinam duas áreas distintas do jazz: o vanguardismo do grupo Conference Call e a força latina do sexteto do percussionista Ray Barretto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)